Páginas

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Tatuagens da Máfia Russa

As tatuagens criminais espalhadas pela Máfia Russa e então pelos menores criminosos, se tornou um estilo por si só. Assim como as outras tatuagens de criminosos, elas tem como objetivo mostrar a autoridade de um membro na Máfia, seus crimes, e diferenciar uma gangue de outra.

Por exemplo, estrelas nos joelhos significam que o individuo se ajoelha perante outro, ou seja, é de um escalão baixo na máfia, já quando tatuadas nos ombros representam seu alto escalão, seu poder no grupo. Em imagens de igrejas, cada cúpula e torre equivale ao número de anos servido na prisão. Devido as condições precárias das prisões russas, as tatuagens são feitas com máquinas e tintas improvisadas- muitas vezes utilizando uma mistura com urina-, por tatuadores sem muita prática, resultando em imagens simples em preto e branco.

A Máfia Russa teve origem na União Soviética, e embora seja composta por diversos grupos- às vezes definidos como Bratva (irmandade), Red Mafia (Máfia Vermelha), entre outros-, tem objetivos e leis em comum. Nos gulags (campos de trabalho forçado soviético), surgiram os "thieves in law", líderes de grupos de presidiários, que moldaram a Máfia, suas leis, e suas tatuagens.

Além de imagens religiosas com significados embutidos, e outros simbolos criados pelos criminosos, era comum tatuar os rostos de Stalin e Lenin em órgãos vitais, como forma de impedir os guardas de atirarem ali, pois isso seria uma ofensa à imagem dos líderes.

Pra quem se interessar mais, recomendo o documentário "The Mark of Cain", que passa direto no History Channel, e pode ser encontrado facilmente no Youtube. Segue aí parte do documentário, e algumas fotos de tatuagens da Máfia Russa!

"The Mark Of Cain pt. 1"









Um comentário:

  1. Estrela no joelho não quer dizer isso não, significa justamente o contrário.

    ResponderExcluir