Páginas

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Entrevista: Alan Ramone

Tattoo Mídia: Dê um breve resumo do seu início na tatuagem, o que te fez seguir essa carreira, se teve algum mestre e qual seria a importância disso?

Alan Ramone: Me apaixonei por tatuagem aos 13 anos quando um amigo me pediu pra reproduzir um desenho de uma revista de tatuagem. Quando peguei a resvista não entendi nada, na minha cabeça tatuagem eram desenhos malfeitos, com poucos detalhes e borrados em verde (eram as únicas que eu via onde morava).

Uma tatuagem em especial me chamou a atenção: uma foto da modelo Cindy Crawford feita pelo tatuador Led's. Fiquei intrigado se aquilo era mesmo uma tatuagem. Achei perfeito demais e aquilo ficou na minha cabeça. Então procurei um tatuador pra ver como era, e ele me disse que poderia vender o material. Então juntei um dinheiro por 2 anos e comprei o material dele.

Eu não tive um mestre, aprendi sozinho. Na época- 14 anos atrás- tatuagem não era tão profissional, e nem havia acesso a informação como hoje. Acho importante aprender com um bom profissional!

Qual seu estilo preferido de tatuagem?

A.R: Eu tatuo há muito tempo e trabalho vários estilo de tatuagem, sou meio de momento. Já estudei muito realismo e oriental, mas hoje me dedico mais ao estilo tradicional.

Pessoas que te inspiraram, dentro e fora da tatuagem.

A.R.: Dentro da tatuagem muitas pessoas, todos com que trabalhei. Na verdade, tudo a minha volta me inspira.

Você acredita que realities como Miami e LA Ink ao popularizarem a arte da tatuagem, ajudaram ou prejudicaram o meio?

A.R.: Ajudam. Eu percecebi uma reeducação por parte dos clientes a partir desses realities. Porém, tem a parte negativa que vem junto com isso tudo.

Tatuagem mais bizarra que já fez.

A.R.: Difícil, porque o que pode ser estranho pra mim pode ser importante pro cliente. Mas acho que um ralo de banheiro, rs.

Qual tatuagem se recusaria a fazer?

A.R.:  Já recusei muitos trabalhos. Todos que tecnicamente não ficam bons, são recusados. E tatuagens extremas, como no rosto, eu não faço.

Sua parte preferida de ser tatuador

A.R.: Pra mim conhecer pessoas, fazer amizades, descobrir coisas, é maravilhoso. Hoje tenho amigos de anos que fiz a partir da tatuagem, pessoas que se não fosse por isso talvez eu nunca fosse conhecer.

E o lado ruim de ser tatuador?

A.R.: Acho que lidar com as pessoas é complicado. Tem pessoas que querem algo, que você já explicou que não dá certo, mas ficam debatendo com você, querendo convencer você a dizer que vai ficar bom.

Quais os cuidados que se deve ter com uma tatuagem? Não comer carne de porco e não beber são lenda?

A.R.: Sim. Hoje já se sabe que um alimento só faz mal se você tem uma pré-indisposiçao à ele. Basicamente é lavar com sabão neutro e usar uma pomada cicatrizante três vezes ao dia.


No caso de tatuagens feitas em casa, com um aprendiz, quais cuidados higiênicos se deve ter? O que se deve perguntar?

A.R.: Em qualquer situação, as agulhas devem ser descartáveis, assim como as tintas e o material secundário esterelizado.


Você acredita que ainda há muito estigma contra  a tatuagem? Há uma preocupação, por exemplo, quando um cliente ainda "liso" resolve fazer uma no pescoço, ou nas mãos?

A.R.: Da minha parte sim. Não quero ser responsável por prejudicar a vida de ninguém. Quando a pessoa não tem nada tatuado e quer tatuar logo em um local muito visível ou dolorido, eu sempre converso com a pessoa antes.


Tatuagem colorida sangra/dói mais?

A.R.: Não acho que seja por aí. Mas a tatuagem colorida normalmente demora mais pra concluir.


O que é inaceitável de um cliente em um estúdio de tatuagem?

A.R.: Falta de educação e de respeito. A pessoa que vai à minha loja tem que respeitar meu modo de trabalho e não tentar me ensinar como é no país que ela visitou nas férias!


O preço de uma tatuagem é relativo à o que? O tamanho, os detalhes, o artista?

A.R.: Tudo isso conta. No meu caso, conta mais o tempo que eu vou dedicar ao trabalho. Mas os outros fatores são levados em consideração, assim como o local. O mesmo desenho que nas costas leva 2h, na costela demora muito mais pela complexidade do local.

Melhor música pra se ouvir tatuando/sendo tatuado?

A.R.: Rock. Acho que não tem nada melhor ou que combine mais.

Como surgiu o Radha Tattoo e quem trabalha com você?

A.R: O estúdio foi criado em 2002 por duas amigas que gostavam de tatuagem. Eu comecei a trabalhar no final de 2003 e em 2007 assumi a loja. Hoje trabalho com o tatuador Davidson Vieira e a aprendiz Isis Nobre.

Perfil Oficial Facebook: https://www.facebook.com/RAMONETATTOO
Estúdio: Rua Visconde de Pirajá, 86 sobre loja 17- Ipanema/RJ
Tel:  (021) 2522- 7070
















Nenhum comentário:

Postar um comentário