Páginas

terça-feira, 21 de agosto de 2012

The Gypsy Gentleman


Depois de pensar muito sobre como iria começar esse blog, optei por um documentário. Porque? Talvez por eu ainda não ter tido o tempo de correr atrás de estúdios de tatuagem para entrevistar os artistas- mas acreditem, isso vai rolar-, ou simplesmente porque eu sempre curti documentários- principalmente daqueles bem loucos de teoria da conspiração do Discovery-. Mas principalmente porque acredito que através deles dá para se conseguir um "resumão" de um assunto, um primeiro gostinho pra se aprofundar mais tarde ou simplesmente jogar fora.

Em 19 de Julho de 2005 a rede de canais americana TLC deu um tiro no escuro ao apostar num reality show focado na vida de tatuadores e o dia-á-dia em seus estúdios de trabalho: nascia aí o Miami Ink. Hoje, sete anos depois ainda colhemos o fruto de vários spin-offs regados de brigas, gente chorando na mesa de tatuagem, visitas de celebridades e estúdios cada vez mais luxuosos, com uma boa tatuagem perdida no meio. O próprio Ami James- tatuador e dono dos estúdios tanto do Miami Ink quanto do novo NY Ink- já criticou o formato, onde ele admite que todas as emoções, embora estejam lá, são extrapoladas, tanto na parte da porrada quebrando entre os artistas quanto nos clientes com suas histórias cada vez mais tensas.

Os realities ajudaram a escalada da tatuagem ao mainstream: os artistas que deram as caras por lá se tornaram rockstars, a tatuagem de carpas- usada e abusada nos programas- se torna cada vez mais comum, e de velhos aos mais novos, dos mais punks as mais patricinhas, elas estão por todo lugar. Mas é aí que se pergunta: será que ela perdeu sua essencia?

Como um grito de independencia no meio da tatuagem, Marcus Khun, tatuador há mais de 22 anos cria o "The Gypsy Gentleman" ("Os Cavalheiros Ciganos"). Voltando aos tempos da tatuagem tradicional onde os marinheiros paravam para se adornar de desenhos no porto que ancorassem, Marcus a cada episódio visita uma cidade, onde junto de dois tatuadores locais, dá um tour, e depois de absorver a cultura presente põe as mãos no que faz melhor: tatuar!

A série já está em seu quarto episódio, e até agora não possui uma periodicidade certa, pois Marcus- como todo tatuador que não trabalha em reality- não tem essa grana toda, então depende de doações de fãs para fazer suas viagens e produzir o filme da forma que deve ser feito. No episódio mais recente ele se junta aos tatuadores Bill Canales e Rob Benavides em San Diego e Tijuana, onde se imerge na cultura chicana: caveiras de açúcar, representações da morte e de santas não faltam por aqui!

Episódio 4
http://gypsygentleman.com/#/episode4

Bill Canales ( http://www.fullcircletattoos.com )




Rob Benavides (http://robbenavides.com/home.html)






Nenhum comentário:

Postar um comentário