Páginas

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Sextas de Melhor Tattoo! #1

No mundo da tatuagem, os artistas devem ter conhecimento e prática dos estilos mais diversos, ou seja, saber fechar um braco realista em preto e branco, mas também entregar uma puta duma borboleta se o cliente pedir. Como cada artista naturalmente tem seu estilo preferido, é natural que se especializem nesses e sejam procurados por clientes que queiram uma tattoo especificamente nessa linha.

Essa especialização na maioria das vezes acaba tornando o estilo uniforme. Digamos que você queria uma tatuagem oriental: você procura e encontra três nomes, "A,B e C", que são renomados nesse estilo. Se pesquisou direito, com boas referências, é certo que tanto A quanto B e C vão te dar o melhor possível. O dificil vai ser diferenciar o que um fez para o que o outro teria feito.

Isso acontece provavelmente pela relação antiga de mestre-aprendiz, onde o mestre passa seu estilo, com o seu traço e seu modo de enxergar a tatuagem para o seu aprendiz e assim em diante. Por outro lado, pode partir do proprio tatuador que não tem como propósito fazer um tipo de arte única, mas simplesmente se superar cada vez mais e fazer o melhor trabalho possível para seu cliente. É por isso que muitos tatuadores se recusam a serem chamados de artistas!

É claro que um olho mais treinado talvez consiga distinguir a tatuagem do Sailor Jerry (mestre) para a do Ed Hardy (aprendiz), mas os dois ja estão tão inclusos no que se entende como tattoo oldschool- ou tradicional- que é quase impossivel separá-los da categoria. Também é necessário chamar a atenção que quando digo que é difícil diferenciar o trabalho de um tatuador para o de outro, NÃO significa de forma alguma que eles estão reproduzindo as mesmas imagens exatamente da forma como um outro produziu a 500 anos atrás, sem acrescentar nada.

Enfim, tudo isso é pra explicar a "Sextas de Melhor Tattoo!". Todas as sextas publicarei aqui a arte de algum tatuador que levou a brincadeira a outro nível e trouxe algo criativo, único e diferente ao meio! Pra começar segue aí a Marie Kraus, tatuadora da Slovakia que trabalha no "Tattoo Rascal Studio" e faz tattoos que parecem que foram pintadas diretamente na pele, com espirros de tinta adornando suas imagens meio abstratas de gatos, mulheres, imagens religiosas e tudo quanto é coisa!

O diferencial dela é que seu estilo único é posto em todas as tatuagens que ela faz. Assim, um cliente que vai até ela com uma idéia sempre vai sair com esse toque característico. E isso é o que a tem destacado cada vez mais, seja em matérias para revistas como Juxtapoz ou com a fila de gente correndo atrás de uma tatuagem diferentona que certamente ninguém mais vai ter! Por isso Marie Kraus abre o "Sexta de Melhor Tattoo".

Estúdio onde trabalha: http://www.tattoo-rascal.sk/
Página oficial do Facebook: https://www.facebook.com/pages/Marie-Kraus-Tattoo-Artist/113409865409100










Nenhum comentário:

Postar um comentário